Neste artigo abordaremos um assunto que embora não seja fundamental, como a questão do sangue que lida diretamente com a vida humana, tem grandes implicações na vida social de cada uma das Testemunhas de Jeová, fazendo com que sejam encaradas, em alguns casos, como pessoas antissociais. Nos referimos à doutrina relacionada à proibição da comemoração de aniversários natalícios.
Embora nada haja de errado no fato de um cristão decidir por si próprio não comemorar seu aniversário, quando tal decisão é imposta por uma organização religiosa, a qual alega se basear na Bíblia para isso, inclusive condenando aqueles de seus membros que porventura venham a desobedecer tal orientação, ao ostracismo, torna-se essencial que analisemos seus argumentos, à luz da Bíblia.
Os dois principais argumentos utilizados pela liderança das Testemunhas de Jeová para apoiar tal proibição são os seguintes:
• A Bíblia faz menção desfavorável a estes eventos
• As origens pagãs deste tipo de comemoração
A fim de que possamos formar um juízo de valor sobre esta doutrina, faz-se necessário que analisemos cada um dos argumentos listados acima.
Alegada reprovação bíblica
Este argumento se baseia no fato de que as duas citações claras a aniversários feitas na Bíblia, ocorrem em situações que terminaram em morte.
A primeira está registrada no livro de Gênesis 40:16-22, que diz:
“ENTÃO, QUANDO O CHEFE DOS PADEIROS VIU QUE A INTERPRETAÇÃO ERA FAVORÁVEL, DISSE A JOSÉ: “EU TAMBÉM ESTAVA NO MEU SONHO, E HAVIA TRÊS CESTOS DE PÃO BRANCO SOBRE A MINHA CABEÇA, E NO CESTO QUE ESTAVA POR CIMA HAVIA TODO TIPO DE ALIMENTOS ASSADOS QUE OS PADEIROS FAZEM PARA FARAÓ, E HAVIA AVES QUE COMIAM DESSE CESTO, QUE ESTAVA SOBRE A MINHA CABEÇA.” JOSÉ RESPONDEU: “ESTA É A INTERPRETAÇÃO DO SONHO: OS TRÊS CESTOS SÃO TRÊS DIAS. DAQUI A TRÊS DIAS, FARAÓ CORTARÁ A SUA CABEÇA E PENDURARÁ VOCÊ NUM MADEIRO, E AS AVES COMERÃO A SUA CARNE.”
O TERCEIRO DIA ERA O ANIVERSÁRIO DE FARAÓ, E ELE DEU UM BANQUETE A TODOS OS SEUS SERVOS; ELE TROUXE PARA FORA O CHEFE DOS COPEIROS E O CHEFE DOS PADEIROS, DIANTE DOS SEUS SERVOS. E ELE RESTITUIU O CHEFE DOS COPEIROS AO SEU POSTO DE COPEIRO, E ELE CONTINUOU A SERVIR O COPO A FARAÓ. MAS FARAÓ PENDUROU O CHEFE DOS PADEIROS NUM MADEIRO, ASSIM COMO JOSÉ HAVIA INTERPRETADO.” (TNM, TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, 2013)
Já a segunda menção clara de um aniversário se encontra nos relatos de Mateus 14:6-11, que reza:
“MAS, NO ANIVERSÁRIO DE HERODES, A FILHA DE HERODIAS DANÇOU DIANTE DOS CONVIDADOS E AGRADOU TANTO A HERODES QUE ELE PROMETEU COM UM JURAMENTO DAR A ELA TUDO O QUE PEDISSE. ENTÃO, INSTIGADA PELA MÃE, ELA DISSE: “DÊ-ME AQUI NUMA BANDEJA A CABEÇA DE JOÃO BATISTA.” O REI, EMBORA TRISTE, ORDENOU QUE A CABEÇA LHE FOSSE ENTREGUE, EM RESPEITO AOS SEUS JURAMENTOS E AOS QUE ESTAVAM COMENDO COM ELE. ASSIM, MANDOU QUE JOÃO FOSSE DECAPITADO NA PRISÃO. A CABEÇA DELE FOI LEVADA NUMA BANDEJA E ENTREGUE À JOVEM, E ELA A LEVOU À SUA MÃE.” (TNM, TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, 2013)
Sobre ambos os relatos, a revista A Sentinela de 15 de janeiro de 1981, na página 31, no artigo “Pergunta dos Leitores”, diz o seguinte:
“COMO DEVEMOS ENCARAR ESSAS DUAS CELEBRAÇÕES DE ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS? É APENAS COINCIDÊNCIA QUE SÃO MENCIONADAS E QUE AMBAS ERAM DE PESSOAS QUE NÃO TINHAM A APROVAÇÃO DE DEUS? OU SERÁ QUE JEOVÁ FEZ DELIBERADAMENTE COM QUE ESTES PORMENORES FOSSEM REGISTRADOS NA SUA PALAVRA, A QUAL, SEGUNDO ELE DIZ, É “PROVEITOSA PARA ENSINAR, PARA REPREENDER, PARA ENDIREITAR AS COISAS”? (2 TIM. 3:16) NO MÍNIMO, PODE-SE DIZER QUE ESTAS DUAS NARRATIVAS COLOCAM BIBLICAMENTE AS CELEBRAÇÕES DE ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS NUMA PÉSSIMA LUZ, COMO PRÁTICA DOS APARTADOS DE DEUS.” (POR QUE É QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NÃO CELEBRAM ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS?, 1981, P. 31)
Que em ambas as ocasiões citadas acima ocorrem assassinatos é fato indiscutível. A questão que deve ser analisada é se os relatos são descritivos ou prescritivos. Segundo Nascimento:
“DESCRITIVO É O TEXTO QUE DESCREVE ALGO, NARRA UM ACONTECIMENTO. O FATO DE ALGO SER CONTADO NA BÍBLIA NÃO SIGNIFICA QUE O MESMO É REGRA PARA HOJE. OS RELATOS HISTÓRICOS, POR EXEMPLO, TRANSMITEM-NOS PRECIOSAS LIÇÕES ESPIRITUAIS. NO ENTANTO, NÃO DEVEMOS TIRAR DELES DOUTRINAS ABSOLUTAS PARA NÓS HOJE. SÓ PODEMOS TIRAR DOUTRINA DE HISTÓRIA SE HOUVER CONCORDÂNCIA DOS TEXTOS BÍBLICOS DOUTRINÁRIOS, PRINCIPALMENTE NAS EPÍSTOLAS DO NOVO TESTAMENTO. PRESCRITIVO É O TEXTO QUE TRAZ REGRAS, ENSINAMENTOS E MANDAMENTOS PARA NÓS HOJE. VEMOS NAS ESCRITURAS PASSAGENS DESTINADAS CLARAMENTE À INSTRUÇÃO E DOUTRINAMENTO.” (NASCIMENTO, 2018)
Quando analisamos os relatos utilizados como base para a proibição de aniversários, tendo em mente a diferença citada acima, nos parece claro que ambas as referências são feitas com o objetivo de contextualizar os leitores, a fim de que compreendam em que circunstâncias os fatos ocorreram. Tal entendimento fica mais claro, quando os comparamos com o relato de 2 Samuel 13:23-29, que diz:
“DOIS ANOS DEPOIS, OS TOSQUIADORES DE OVELHAS DE ABSALÃO ESTAVAM EM BAAL-HAZOR, PERTO DE EFRAIM, E ABSALÃO CONVIDOU TODOS OS FILHOS DO REI PARA IR ATÉ LÁ. ASSIM, ABSALÃO COMPARECEU PERANTE O REI E DISSE: “SEU SERVO ESTÁ TOSQUIANDO AS OVELHAS. POR FAVOR, QUE O REI E OS SEUS SERVOS VENHAM COMIGO.” MAS O REI DISSE A ABSALÃO: “NÃO, MEU FILHO. SE TODOS NÓS FORMOS, SEREMOS UM PESO PARA VOCÊ.” EMBORA ABSALÃO INSISTISSE, O REI NÃO QUIS IR, MAS O ABENÇOOU. ABSALÃO DISSE ENTÃO: “SE O SENHOR NÃO QUER IR, DEIXE MEU IRMÃO AMNOM IR CONOSCO.” O REI PERGUNTOU: “POR QUE ELE DEVERIA IR COM VOCÊ?” MAS ABSALÃO INSISTIU; POR ISSO, O REI MANDOU AMNOM E TODOS OS FILHOS DO REI COM ELE. E ABSALÃO ORDENOU AOS SEUS AJUDANTES: “FIQUEM ATENTOS, E, QUANDO O CORAÇÃO DE AMNOM ESTIVER ALEGRE POR CAUSA DO VINHO, EU LHES DIREI: ‘MATEM AMNOM!’ ENTÃO VOCÊS DEVEM MATÁ-LO. NÃO TENHAM MEDO; SOU EU QUE ESTOU MANDANDO. SEJAM FORTES E CORAJOSOS.” E OS AJUDANTES DE ABSALÃO FIZERAM A AMNOM EXATAMENTE COMO ABSALÃO TINHA ORDENADO. ENTÃO OS OUTROS FILHOS DO REI SE LEVANTARAM, MONTARAM EM SUAS MULAS E FUGIRAM. ENQUANTO ESTAVAM A CAMINHO, CHEGOU A DAVI A SEGUINTE NOTÍCIA: “ABSALÃO MATOU TODOS OS FILHOS DO REI; NENHUM DELES SOBREVIVEU.” (TNM, TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, 2013)
Estão os cristãos impedidos de realizar festas familiares ou banquetes, uma vez que o relato deixa claro que Absalão o fez apenas com o intuito de assassinar seu irmão? Se utilizarmos a mesma linha de pensamento que a liderança das testemunhas de Jeová aplica nos relatos de aniversários, a resposta óbvia seria que SIM. No entanto, nenhuma testemunha entende desta forma, justamente por haver a interpretação de que este é apenas um relato descritivo. Diante disso cabe ao leitor se perguntar, por que relatos semelhantes são interpretados de maneiras distintas?
Ainda sobre as referências bíblicas a respeito de aniversários, outro argumento é o de que as comemorações de Herodes e Faraó são as únicas relatadas na bíblia. São mesmo?
No relato de Jó 1:4, lemos o seguinte: “E SEUS FILHOS FORAM E REALIZARAM UM BANQUETE NA CASA DE CADA UM [DELES] NO SEU PRÓPRIO DIA; E MANDARAM CONVIDAR SUAS TRÊS IRMÃS PARA COMEREM E BEBEREM COM ELES.” (TNM, TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, 2013)
A expressão “no seu próprio dia”, é a mesma utilizada em Jó 3:1-3, onde lemos:
“FOI DEPOIS DISSO QUE JÓ ABRIU A BOCA E COMEÇOU A INVOCAR O MAL SOBRE O SEU DIA. JÓ RESPONDEU ENTÃO E DISSE: “PEREÇA O DIA EM QUE VIM A NASCER, TAMBÉM A NOITE EM QUE ALGUÉM DISSE: ‘FOI CONCEBIDO UM VARÃO VIGOROSO!’” (TNM, TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, 2013)
Nota-se que a expressão “seu dia” foi utilizada como sinônimo do dia em que Jó havia nascido. Embora não possamos ser dogmáticos a este respeito, muitos estudiosos entendem que no relato de Jó 1:4, há uma referência à comemoração de aniversários dos filhos de Jó. Sendo Jó um homem “inculpe e reto”, esta menção à comemoração de aniversários de seus filhos contraria o argumento da liderança das testemunhas de Jeová de que todas as vezes que a Bíblia trata do assunto o faz de forma desfavorável.
Há ainda outro argumento utilizado para justificar a proibição da comemoração de aniversários, o qual passaremos a analisar abaixo.
Origens pagãs
Segundo o entendimento das Testemunhas de Jeová, os rituais ligados às comemorações de aniversários possuem origem pagã e, em virtude disso, devem ser evitados pelos cristãos verdadeiros.
Quanto às origens pagãs das celebrações de aniversários, que diversas obras de referência apresentam de forma clara tal relação. No seu The History of the Christian Religion and Church, During the Three First Centuries [História da Religião e da Igreja Cristãs, nos Três Primeiros Séculos], o teólogo alemão Augusto Neander nos informa que a noção de uma festa de aniversário natalício era alheia às ideias dos cristãos deste período. (NEANDER, 1831) Uma outra obra nos diz que os judeus
“CONSIDERAVAM AS CELEBRAÇÕES DE ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS COMO PARTE DA ADORAÇÃO IDÓLATRA . . ., E ISTO PROVAVELMENTE POR CAUSA DOS RITOS IDÓLATRAS COM QUE ERAM CELEBRADOS EM HONRA DOS QUE ERAM CONSIDERADOS COMO DEUSES PADROEIROS DO DIA EM QUE A PESSOA NASCEU”. (MʹCLINTOCK E STRONG, 1882)
Ainda sobre este assunto,
“ORÍGENES [ESCRITOR DO TERCEIRO SÉCULO EC] . . . INSISTE EM QUE ‘DENTRE TODAS AS PESSOAS SANTAS NAS ESCRITURAS, NÃO SE REGISTRA NENHUMA DELAS COMO TENDO GUARDADO UMA FESTA OU REALIZADO UM GRANDE BANQUETE EM SEU ANIVERSÁRIO NATALÍCIO. SÃO APENAS OS PECADORES (COMO FARAÓ E HERODES) QUE FAZEM GRANDES FESTEJOS QUANTO AO DIA EM QUE NASCERAM NESTE MUNDO CÁ EMBAIXO.’” (The Catholic Encyclopedia (Enciclopédia Católica), 1913)
As obras supracitadas deixam claras as origens pagãs, tão propaladas pelas Testemunhas de Jeová para sustentar o argumento que estamos analisando. No entanto, deve a origem pagã determinar se os cristãos podem ou não adotar alguma prática? Tratando de costumes atuais que possuem origens na religião falsa ou no paganismo, a revista A Sentinela de 1 de setembro de 1992, página 30, traz a seguinte explicação:
“ALGUNS COSTUMES QUE OUTRORA ERAM DE NATUREZA RELIGIOSA JÁ NÃO O SÃO EM MUITOS LUGARES. A ALIANÇA, POR EXEMPLO, OUTRORA TINHA SIGNIFICADO RELIGIOSO, MAS HOJE EM DIA JÁ NÃO TEM NA MAIORIA DOS LUGARES. POR ISSO, MUITOS CRISTÃOS VERDADEIROS ACEITAM O COSTUME LOCAL DE USAR ALIANÇA COMO EVIDÊNCIA DE ESTAREM CASADOS. EM TAIS ASSUNTOS, O QUE GERALMENTE CONTA É SE ATUALMENTE O COSTUME EM QUESTÃO ESTÁ VINCULADO COM A RELIGIÃO FALSA.” (EVITAM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ CELEBRAR ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS PORQUE ESTE COSTUME TINHA SIGNIFICADO RELIGIOSO EM TEMPOS ANTIGOS?, 1992, P. 30), GRIFO NOSSO
Respondendo a um questionamento sobre se os cristãos devem enviar flores ao funeral de alguém, a revista A Sentinela de 15 de outubro de 1991, na página 30, diz o seguinte:
OS CRISTÃOS DEVEM EVITAR PRÁTICAS QUE CONFLITAM COM A VERDADE DA BÍBLIA. (2 CORÍNTIOS 6:14-18) NO ENTANTO, TODOS OS TIPOS DE OBJETOS, DESENHOS E PRÁTICAS RECEBERAM, EM CERTA ÉPOCA OU LUGAR, UMA INTERPRETAÇÃO FALSA OU ESTIVERAM RELACIONADOS COM ENSINOS NÃO BÍBLICOS. ÁRVORES FORAM ADORADAS, O FORMATO DO CORAÇÃO FOI ENCARADO COMO SAGRADO E O INCENSO FOI USADO EM CERIMÔNIAS PAGÃS. SIGNIFICA ISTO QUE O CRISTÃO NUNCA DEVE USAR INCENSO, INCLUIR ÁRVORES EM DECORAÇÃO ALGUMA OU USAR JÓIAS COM FORMATO DE CORAÇÃO? ESTA NÃO É UMA CONCLUSÃO VÁLIDA. O GENUÍNO CRISTÃO DEVE CONSIDERAR: SERÁ QUE SEGUIR DETERMINADO COSTUME DARIA A ENTENDER QUE ADOTEI CRENÇAS OU PRÁTICAS NÃO BÍBLICAS? A ÉPOCA E O LUGAR PODEM INFLUIR NA RESPOSTA. É POSSÍVEL QUE CERTO COSTUME (OU DESENHO) TENHA TIDO UM SIGNIFICADO RELACIONADO COM A RELIGIÃO FALSA MILÊNIOS ATRÁS OU QUE TENHA HOJE TAL SIGNIFICADO NUM PAÍS DISTANTE. MAS, SEM FAZER UMA INVESTIGAÇÃO QUE CONSOME MUITO TEMPO, PERGUNTE-SE: ‘QUAL É O CONCEITO COMUM ONDE MORO?’ (Quando alguém morre, é correto os cristãos darem flores à família ou enviarem flores para o local em que se realiza o funeral?, 1991)
Diante de todas estas evidências, um questionamento é inevitável. Por que em diversos casos, o que importa é como os costumes são encarados contemporaneamente e no caso das comemorações de aniversários isso não é aplicado? O que há de diferente, em ralação aos aniversários, que justifique tal incoerência de interpretação? Em todos os anos em que fui Testemunha de Jeová, nunca encontrei alguém que fosse capaz de explicar tal situação.
Ainda sobre as origens pagãs das celebrações de aniversários, uma questão que podemos levantar é esta: Há exemplos de servos de Deus que realizaram atos cuja origem era pagã e que não foram condenados por isso?
O capítulo cinquenta do livro de Gênesis, nos mostra algo interessante neste sentido. Os versículos de 1 a 3 dizem o seguinte:
ENTÃO JOSÉ SE LANÇOU SOBRE SEU PAI, CHOROU ABRAÇADO A ELE E O BEIJOU. DEPOIS DISSO JOSÉ ORDENOU AOS SEUS SERVOS, OS MÉDICOS, QUE EMBALSAMASSEM SEU PAI. DE MODO QUE OS MÉDICOS EMBALSAMARAM ISRAEL, E LEVARAM 40 DIAS INTEIROS FAZENDO ISSO, POIS ESSE É O PERÍODO NECESSÁRIO PARA O EMBALSAMAMENTO. E OS EGÍPCIOS CONTINUARAM A CHORAR POR ELE DURANTE 70 DIAS. (TNM, 2013)
O costume de embalsamar os mortos, estava diretamente ligado à crença egípcia de que o morto precisaria encontrar seu corpo para que cumprisse todo o percurso até o mundo dos mortos, onde passaria a viver junto aos deuses. Este era o objetivo de qualquer membro da sociedade egípcia, na época de José, quando providenciava que este procedimento fosse realizado com algum ente querido seu. Apesar disso, José o fez com o corpo de seu pai e não há menção alguma de condenação por parte de Deus. No versículo 26 do mesmo capítulo de Gênesis, vemos que o próprio José foi embalsamado após sua morte, com o objetivo de que fosse enterrado junto a seus antepassados, no futuro.
Outro costume que possui origens na adoração falsa é o batismo. A própria liderança das Testemunhas de Jeová apresenta tal informação, na revista A Sentinela, de 1 de abril de 1994, página 4, no artigo intitulado “Batizar! Batizar! Batizar! — Mas por quê”:
A PRÁTICA DO BATISMO, PORÉM, ANTECEDE À FÉ CRISTÃ. ERA USADA EM BABILÔNIA E NO ANTIGO EGITO, ONDE SE ACHAVA QUE AS ÁGUAS FRIAS DO NILO AUMENTAVAM A FORÇA E CONCEDIAM IMORTALIDADE. TAMBÉM OS GREGOS ACREDITAVAM QUE O BATISMO PUDESSE CAUSAR A REGENERAÇÃO OU PUDESSE CONSEGUIR A IMORTALIDADE PARA O INICIADO. A SEITA JUDAICA EM QUMRAN PRATICAVA O BATISMO DE INICIAÇÃO NA SUA COMUNIDADE. EXIGIA-SE QUE OS GENTIOS CONVERTIDOS AO JUDAÍSMO FOSSEM CIRCUNCIDADOS E SETE DIAS DEPOIS BATIZADOS POR IMERSÃO PERANTE TESTEMUNHAS. (Batizar! Batizar! Batizar! — Mas por quê, 1994)
É possível que o costume de batizar em símbolo de arrependimento dos dias de Jesus, tenha sido incorporado à cultura judaica durante o período do cativeiro babilônico, ou ainda pela relação com outros povos da época. No entanto, apesar da origem religiosa, o próprio Jesus fez questão de ser batizado por seu primo João, sem demonstrar qualquer embaraço em relação a isso. Na verdade, ele foi mais longe neste assunto. Pouco antes de ascender aos Céus, Jesus ordenou a seus discípulos que fizessem discípulos e que os batizassem em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Caso apliquemos o mesmo modo de pensar das Testemunhas de Jeová em relação aos aniversários, o próprio Jesus seria condenado por realizar um costume cujas origens remontam à adoração falsa.
Diante de todos os argumentos apresentados acima, não nos é possível aceitar a imposição feita às mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo, quanto à proibição de comemorar aniversários, sob pena de serem desassociados e se verem impedidos de ter contato com os membros de sua família que façam parte da mesma religião. Pais têm sido privados de conviver normalmente com seus filhos, avós têm aberto mão de acompanhar o crescimento de seus netos e diversas famílias têm sido dilaceradas, em virtude de uma doutrina que possui nenhuma base bíblica.
Esperamos sinceramente que nossos leitores, quer sejam Testemunhas de Jeová, quer não, reflitam a respeito dos pontos apresentados neste artigo.
Que as bênçãos de Deus estejam sobre todos nós.
Referências
BATIZAR! Batizar! Batizar! — Mas por quê. A Sentinela, 1 abr. 1994. 4.
ESTUDO Perspicaz das Escrituras, Vol. 1 Aará-Escrita. [S.l.]: [s.n.].
MʹCLINTOCK E STRONG. Cyclopædia. [S.l.]: [s.n.], v. I, 1882. p. 817.
NASCIMENTO, M. B. D. Princípios de Interpretação Bíblica. Monergismo, 08 janeiro 2018. Disponivel em: <http://www.monergismo.com/textos/hermeneuticas/hermeneutica_misael.htm>.
NEANDER, J. A. W. The History of the Christian Religion and Church, During the Three First Centuries [História da Religião e da Igreja Cristãs, nos Três Primeiros Séculos]. Tradução de H. J. Rose. [S.l.]: [s.n.], 1831. 190 p.
QUANDO alguém morre, é correto os cristãos darem flores à família ou enviarem flores para o local em que se realiza o funeral? A Sentinela, p. 30, 15 outubro 1991.
THE Catholic Encyclopedia (Enciclopédia Católica). [S.l.]: [s.n.], v. X, 1913. 709 p.
TNM, T. D. N. M. D. E. S. Embalsamamento de Jacó e José. [S.l.]: [s.n.], 2013.
TNM, TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS. Absalão mata Amnon. [S.l.]: Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 2013. Tradução do Novo Mundo.