Trindade

As Testemunhas de Jeová não acreditam que Deus é uma Trindade e usam isso como indicação de que somente elas adoram a verdade. No entanto, a fim de apoiar sua doutrina baseada na Ariana, a Torre de Vigia define erroneamente a Trindade, recorre a fontes erradas e não reconhece o grande número de cristãos que não adoram um Deus trinitário.

Este artigo não propõe resolver um debate de 2000 anos sobre a natureza de Deus, mas sim mostrar as declarações imprecisas e métodos enganosos que a Torre de Vigia usa para apoiar seu ensino.

A torre de vigia afirma que eles têm a correta compreensão de Deus, e a cristandade tem uma visão pagã.

“A doutrina anticristã da cristandade de uma Trindade de” Deus Pai e Deus Filho e Deus Espírito Santo “será rejeitada por toda a humanidade iluminada como sendo uma mentira pagã blasfema.” Paraíso restaurado à humanidade – Por Teocracia p.388

Essa atitude de nós contra eles falha em reconhecer que existem grupos que compartilham o conceito ariano de Deus da Torre de Vigia. Além disso, existem várias crenças diferentes sobre a natureza de Deus, incluindo:

  • Trinitarianismo
  • Triteísmo
  • Adoção
  • Binitarianismo
  • Modalismo
  • Unitarismo / Arianismo

As assembleias de Yahweh e alguns ramos da Igreja de Deus seguem crenças binitárias e muitos milhões de pessoas pertencentes ao movimento Pentecostal da Oneness não são trinitarias, mas modalistas. Ao alegar que os cristãos acreditam em uma Trindade, a Torre de Vigia não reconhece o grande número de cristãos que não são trinitários.

Um argumento “espantalho” define o ponto de vista de uma pessoa de forma imprecisa e, em seguida, ataca a deturpação. A Torre de Vigia faz isso definindo a Trindade imprecisa e inadequadamente. Ao apresentar a doutrina da Trindade, a Torre de Vigia mistura os conceitos Trinitários e Modais, criando um ensino inconsistente e confuso que não define nenhuma posição formal. Conceitos modais são passados ​​como a Trindade, mas nos 56 anos de publicações da Torre de Vigia no CD da Watchtower Library de 2016, não há uma única discussão sobre o Modalismo. Ao falhar em reconhecer esses diferentes ensinamentos e misturar doutrinas, a Torre de Vigia representa erroneamente a Trindade, tornando impossível para uma Testemunha de Jeová formar uma opinião correta a respeito desta crença.

Descrições imprecisas da trindade

A doutrina da Trindade define um Deus em três pessoas; não três Deuses, três Deuses em um ou três Deuses em um só Deus. Conforme descrito pelo Credo Atanasiano, “o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e ainda assim não há três Deuses, mas um só Deus“.

Trindade

A doutrina da Trindade afirma:

1. Há apenas um Deus – Jeová ou Javé
2. O Pai é Deus
3. Jesus o Filho é Deus
4. O Espírito Santo é Deus
5. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três Pessoas distintas

É provando cada uma das cinco afirmações acima da Bíblia que um trinitário chega ao entendimento da natureza de Deus. Essa é a crença ensinada pela maioria das religiões católicas e protestantes.

Modalismo

Mais precisamente denominado Monarquianismo Modalista ou Sabelianismo, esta é a noção de que existe um único Deus que se manifesta em três diferentes modos ou fases. Deus apareceu inicialmente como o Pai no Antigo Testamento e o Filho nos quatro Evangelhos. Enquanto aparecendo como o Filho, ele deixou de existir como o Pai. No Pentecostes, Deus começou a se mostrar como o Espírito e, portanto, não é mais o Pai ou o Filho.

Binitarianismo

O binitarianismo aceita duas pessoas, o Pai e o Filho, em uma só Divindade. O Espírito Santo é entendido como um aspecto do Pai e do Filho. Essa visão é mantida por vários grupos da Igreja de Deus e apresentada por L.W Hurtado como o conceito cristão original de Deus.

Unitarianismo / Arianismo

A descrição da Torre de Vigia de Deus é uma descrição do Unitarianismo. Inicialmente, ela se aproximou mais do arianismo, depois de Arius (c. 250-336 DC), que promoveu essa visão durante o quarto século. Isso nega a eternidade e a divindade absoluta de Jesus. Jesus é descrito como uma criação e como tal temporal. Alguns arianistas, como as Testemunhas de Jeová, acreditam em Jesus como uma divindade inferior. Como tal, a Torre de Vigia originalmente ensinava que Jesus deveria receber orações e ser adorado, mas quando impediu estas práticas em 1954, desviou-se do arianismo estrito.

A Torre de Vigia tem o hábito de definir erroneamente a Trindade como “três deuses em um”. Esta é uma técnica de espantalho, já que essa não é a doutrina da Trindade.

“A Torre de Vigia de junho de 1882 declarou: “Neste tempo, portanto, a doutrina dos três Deuses foi inventada …”” Proclamadores p.125

“A idolatria repugnante das religiões da cristandade e do paganismo foi deixada de lado pelo povo restaurado de Jeová. Sua adoração não é distribuída a três deuses em um, a chamada divindade de alguma misteriosa Trindade, mas eles são unidos como o único povo que adora o único Deus, Jeová. ”A Sentinela de1984 1 de março p.23

“… Uma trindade de três deuses em um,…” Despertai! 1998, 8 de dezembro p.11

“… Ensina que Deus é uma trindade de três deuses em um,…” Despertai! 1989 22 de janeiro p.23

“Se ele é um só Jeová, então ele poderia ser três deuses, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, como os trinitaristas ensinam?” A Sentinela, 1º de abril de 1970, p.

“A cristandade copiou as nações pagãs da Ásia, ensinando que Deus é uma trindade, três Deuses em uma só pessoa.” A Sentinela, 1962, 15 de abril, p.235

(Veja também w88 4/1 p.19; w89 3/15 p.18; w75 11/1 p.651; w63 8/1 p.461; w63 8/15 p.488)

Esta não é a Trindade; não é ensinado que existem “três deuses em um”. Os trinitários abraçam a declaração em Deuteronômio 6:4 de que “Jeová, nosso Deus, é um só Jeová”. Existe um verdadeiro Deus por natureza, existindo como Pai, Filho e Espírito Santo.

A Torre de Vigia então tenta provar que Jesus não é igual ao Pai. Já nos Pais Apostólicos, foi feita uma distinção entre as relações posicionais e essenciais da Divindade – a divindade ontológica e econômica de Cristo. Jesus é o segundo em modo de existência, em posição, mas não em natureza. Ontologicamente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma natureza essencial – economicamente, não são.

Para ilustrar, um rei ocupa uma posição econômica mais alta do que seus súditos, no entanto, isso não torna seu valor essencial como um ser humano maior, então, ontologicamente, um rei e seus súditos são iguais. A Enciclopédia Católica, 1912, vol. 15, p 47-49 explica:

“De fato, a doutrina da Encarnação envolve que, em relação à Sua Natureza Humana, o Filho deve ser menor que o Pai”.

A discussão precisa da Trindade não pode ocorrer sem a separação dos elementos Ontológicos e Econômicos, mas a Torre de Vigia nunca menciona esses conceitos.

Fontes distorcidas

Ao citar, o significado da citação original deve ser aparente, mesmo quando se usam elipses (…). Uma fonte clássica de citações errôneas é a publicação da Torre de Vigia, Você Deve Acreditar na Trindade? (ti) , usando elipses para esconder palavras como “mas”, “no entanto”, “portanto” para apresentar um ponto completamente diferente daquele que é feito pela fonte. Além disso, o fornecimento de apenas referências parciais à fonte de informação torna difícil e demorado localizar a informação original. Exemplos de citações incorretas seguem.

Fonte Folheto da Trindade Orçamento Completo
Enciclopédia de Religião e Ética, James Hastings, Trinity, p. “No início, a fé cristã não era trinitária … Não era assim nas idades apostólicas e sub-apostólicas, como refletido no N[ovo] T[estamento] e outros escritos cristãos primitivos.” – Enciclopædia da Religião e Ética . (ti pp. 6-7) “No início, a fé cristã não era trinitária na referência estritamente ontológica .”
O Deus Triúno , Edward Fortman “Jesuit Fortman afirma:” Os escritores do Novo Testamento. . .não nos dão nenhuma doutrina formal ou formulada da Trindade, nenhum ensinamento explícito de que em um Deus há três pessoas divinas iguais. . . . Em nenhum lugar encontramos qualquer doutrina trinitária de três assuntos distintos da vida e atividade divina na mesma Divindade. “” ( Ti p.6) “Eles não nos dão nenhuma doutrina formal ou formulada da Trindade, nenhum ensinamento explícito de que em um Deus existem três pessoas divinas iguais. Mas elas nos dão um trinitarianismo elementar , os dados a partir dos quais tal doutrina formal do Deus Triúno pode ser formulado “.
A enciclopédia Americana “A Enciclopédia Americana observa que a doutrina da Trindade é considerada” além do alcance da razão humana “. ( ti p.4) “Sustenta-se que, embora a doutrina esteja além do alcance da razão humana, ela é, como muitas das formulações da ciência física, não contrária à razão, e pode ser apreendida (embora não possa ser compreendida) pela mente humana”. .
A Enciclopédia Católica(newadvent.org / cathen / 15047a.htm 21/12/2006) “A Enciclopédia Católica também comenta:” Na Escritura, ainda não há um único termo pelo qual as Três Pessoas Divinas são denotadas juntas. A palavra [tri´as] (da qual o latim trinitas é uma tradução) é encontrado primeiramente em Teófilo de Antioquia, por volta de 180 DC . . . Pouco depois aparece em sua forma latina de trinitas em Tertuliano. “” (Ti p.5) “A palavra [tri’as] (da qual o latim trinitas é uma tradução) é primeiramente encontrada em Teófilo de Antioquia, por volta de 180 DC.Ele fala da” Trindade de Deus [o Pai], Sua Palavra e Sua Sabedoria “ (” Ad. Autol. “, 11, 15, PG, VI, 1078). O termo pode, naturalmente, ter sido usado antes de seu tempo. Pouco depois, ele aparece em sua forma latina de trinitas em Tertuliano”.
Enciclopédia da Santíssima Trindade A obra católica Trinitas-A Theological Encyclopedia ofthe Holy Trinity, por exemplo, observa que algumas das palavras de Tertuliano foram posteriormente usadas por outros para descrever a Trindade.Em seguida, adverte: “Mas conclusões apressadas não podem ser tiradas do uso, pois ele não aplica as palavras à teologia trinitária.” ( ti pp.5-6) “O grande africano moldou a língua latina da Trindade , e muitas de suas palavras e frases permaneceram permanentemente em uso: as palavras Trinitas e persona, as fórmulas” uma substância em três pessoas “,” Deus de Deus, luz da Luz “. Ele usa a palavra substantia 400 vezes, como ele usaconsubstantialis e consubstantivus , mas conclusões precipitadas não podem ser tiradas do uso, pois ele não aplica as palavras à teologia trinitária “
Nova Enciclopédia Católica – p. 306 “E a Nova Enciclopédia Católica também diz:” E a doutrina da Santíssima Trindade não é ensinada no [Estamento] de O [ld] T “.” ( Tip.6) “A doutrina da Santíssima Trindade não é ensinada no AT. Em muitos lugares do AT ,no entanto , expressões são usadas em que alguns dos Padres da Igreja viram referências ou prenúncios da Trindade .”
Origem e Evolução da Religião “O professor da Universidade de Yale, E. Washburn Hopkins, afirmou:” Para Jesus e Paulo, a doutrina da trindade era aparentemente desconhecida; . . . eles não dizem nada sobre isso. “- Origem e Evolução da Religião”. ( tip.6) ” O início da doutrina da Trindade já aparece em João (c.100 dC)”. Para Jesus e Paulo, a doutrina da trindade era aparentemente desconhecida; de qualquer forma, eles não dizem nada sobre isso “.

Uma citação favorita em uso regular nas publicações da Torre de Vigia é:

Leia também:  Saída de Antony Morris do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová: Potenciais Mudanças e Seu Impacto na Comunidade Religiosa

“A formulação ‘um só Deus em três pessoas’ não foi solidamente estabelecida, certamente não totalmente assimilada na vida cristã e sua profissão de fé, antes do final do século IV. . . . Entre os padres apostólicos, não havia nada remotamente abordando tal mentalidade ou perspectiva. “-Nova Enciclopédia Católica”. Você deveria acreditar na Trindade? p.7

Esta citação é da New Catholic Encyclopedia p.299 (1967, Volume XIV). A imprecisão do contexto pode ser vista ao continuar a ler na página 300:

“Se é claro, por um lado, que o dogma da Trindade, no sentido estrito da palavra, foi uma chegada tardia, produto da reflexão e do debate de três séculos, é tão claro, do lado oposto, que a confissão do Pai, Filho e Espírito Santo – e, portanto, um trinitarismo elementar – remontam ao período das origens cristãs ”

História da Trindade

A Torre de Vigia interpreta erroneamente o desenvolvimento da Trindade ao dar a impressão de que não foi acreditada pelos primeiros cristãos, mas introduzida séculos depois por Constantino.

“Outra invenção, inventada séculos depois, é a doutrina da chamada Santíssima Trindade.” A Sentinela de 2006 1 de dez., P.6

“Além disso, enquanto várias igrejas orientais estavam inclinadas a seguir Arius, que negou a doutrina da Trindade, Roma rapidamente adotou essa idéia pagã de um deus trino. Em ambos os casos, o Imperador Constantino saiu em favor de Roma. Isso ele fez fazendo uma lei de observância do domingo em 321 EC e ao impor a Trindade no Concílio de Nicéia em 325 EC. Ele fundiu o cristianismo apóstata com o culto pagão romano e fez dessa forma “universal” ou “católica” de culto a religião do estado. ” A Sentinela de 1983 15 de setembro pp.7-8

A brochura da Trindade apresenta, de forma imprecisa, os Padres anteriores à Nicéia de acordo com a crença da Torre de Vigia sobre a divindade de Cristo.

“Os Padres pré-nicenos foram reconhecidos como líderes ou mestres religiosos nos primeiros séculos após o nascimento de Cristo. O que eles ensinaram é de interesse.
Justino Mártir , que morreu por volta de 165 EC, chamou o pré-humano Jesus de anjo criado que é” diferente de o Deus que fez todas as coisas “. Ele disse que Jesus era inferior a Deus e” nunca fez nada a não ser o que o Criador. . . desejou que ele fizesse e dissesse: ”
Irineu , que morreu por volta de 200 EC, disse que o Jesus pré-humano tinha uma existência separada de Deus e era inferior a ele. Ele mostrou que Jesus não é igual ao” Um verdadeiro e único Deus “. que é “supremo sobre todos, e além de quem não há outro”
Clemente de Alexandria, que morreu por volta de 215 EC, chamou Deus de “o Deus incriado e imperecível e único e verdadeiro”. Ele disse que o Filho “está ao lado do único Pai onipotente”, mas não igual a ele.
Tertuliano , que morreu por volta de 230 EC, ensinou a supremacia de Deus. Ele observou: “O Pai é diferente do Filho (outro), como ele é maior; como aquele que gera é diferente daquele que é gerado; aquele que envia, diferente daquele que é enviado”. Ele também disse: “Houve um tempo em que o Filho não estava. Antes de todas as coisas, Deus estava só.”
Hipólito, que morreu por volta de 235 EC, disse que Deus é “o único Deus, o primeiro e o único, o Criador e Senhor de todos”, que “não tinha nada em comum [com igual idade] com ele … Mas ele Foi Um, sozinho por si mesmo, que, desejando, chamou à existência o que não existia antes, “como o criado pré-humano Jesus.
Orígenes , que morreu por volta de 250 EC, disse que “o Pai e o Filho são duas substâncias … duas coisas quanto à sua essência”, e que “comparado com o Pai, [o Filho] é uma luz muito pequena”.
Assim, o testemunho da Bíblia e da história deixa claro que a Trindade era desconhecida ao longo dos tempos bíblicos e por vários séculos seguintes: ” Você deve acreditar na Trindade? P.7

Esta passagem é fortemente enganosa. Depois de ler as seguintes citações dos Padres Ante-Nicéia, é bem claro que os primeiros cristãos ensinavam que Jesus era eterno e Deus. A palavra Trindade e sua formulação estavam em desenvolvimento pelo menos a partir do século II, e não no século IV, sob Constantino.

Citações dos Padres Ante Nicenos 1
Mathetes – 130 AD “a santa e incompreensível Palavra o próprio Criador e Formador de todas as coisas. Como um rei envia seu filho, que também é um rei, assim Ele O enviou; como Deus Ele O enviou; quanto aos homens Ele O enviou; como Salvador Ele enviou-lhe o imortal para os que são mortais ” Epístola de Mathetes a Diognetus, ANTE Vol.1 pp.63,65
Policarpo de Esmirna, um estudante do apóstolo João – 150 dC “Por isso também eu louvo a Ti [o sempre verdadeiro Deus] por todas as coisas, eu te abençoo, glorifico-te, juntamente com o eterno e celestial Jesus Cristo, Teu amado Filho, com quem, a Ti e ao Espírito Santo, glória tanto agora como em todas as eras vindouras. Amém “- Epístola da igreja em Smyrna Ch.14 ANTE Vol 1 p.92
Justino Mártir – 150 dC “Nós o adoramos com razão, tendo aprendido que Ele é o Filho do próprio Deus verdadeiro, e mantendo-O em segundo lugar, e o Espírito profético no terceiro, nós provaremos. Pois eles proclamam nossa loucura consistindo nisso, que nós damos a um homem crucificado um segundo lugar para o imutável e eterno Deus, o Criador de todos, pois eles não discernem o mistério que é aqui, ao qual, como deixamos claro para você, nós pedimos que você dê atenção. ” Primeira Apologia Ch. 13 ANTE Vol 1 p.309

“nem para saber que o Pai do universo tem um Filho, que também, sendo a primeira Palavra de Deus, é mesmo Deus. E da antiguidade Ele apareceu na forma de fogo e na semelhança de um anjo a Moisés e para os outros profetas, mas agora nos tempos de seu reinado, tendo, como dissemos antes, tornar-se homem por uma virgem, de acordo com o conselho do Pai, para a salvação daqueles que creem nele, Ele suportou tanto para ser em nada e sofrer, que morrendo e ressurgindo Ele poderia conquistar a morte E o que foi dito fora da moita a Moisés: “Eu sou o que eu sou, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó e o Deus de vossos pais “, isto significa que eles, embora mortos, são deixados em existência, e são homens pertencentes ao próprio Cristo.” – Primeira Apologia ch. 63 ANTE Vol 1 p.352

Taciano, o sírio – 170 dC “Nós não agimos como tolos, ó gregos, nem contos ociosos, quando anunciamos que Deus nasceu na forma de um homem.”
Melito de Sardes – 160 – 177 dC “As atividades de Cristo depois de seu batismo, e especialmente seus milagres, deram indicação e garantia ao mundo da divindade escondida em sua carne. Sendo Deus e da mesma forma homem perfeito, ele deu indicações positivas de suas duas naturezas: de sua divindade, por os milagres durante os três anos seguintes após o seu batismo, da sua humanidade, nos trinta anos que antecederam o seu batismo, durante os quais, em razão da sua condição de acordo com a carne, ocultou os sinais da sua divindade, embora fosse o Deus verdadeiro existente antes dos tempos “. Anastácio do Sinai O Guia 13
Irineu, estudante de Policarpo – 180 dC “Para o mesmo e único Espírito de Deus, que proclamou pelos profetas o que e de que tipo o advento do Senhor deveria ser, estes anciãos deram uma interpretação justa do que havia sido verdadeiramente profetizado; e Ele mesmo fez por os apóstolos anunciam que a plenitude dos tempos da adoção havia chegado, que o reino dos céus estava próximo e que Ele habitava dentro daqueles que crêem naquele que nasceu Emanuel da Virgem “. Contra as heresias ch.21 ANTE Vol.1 p.933
Clemente de Alexandria – 190 dC “Eu não entendo nada mais do que a Santíssima Trindade a ser entendida, pois a terceira é o Espírito Santo, e o Filho é o segundo, por quem todas as coisas foram feitas de acordo com a vontade do Pai.” – Stromata, livro V ch. 14 ANTE Vol.2 p.970
Tertuliano – c. 205 AD “A conexão do Pai e Filho, do Filho e do Paracleto [Espírito Santo] faz com que três sejam coerentes em uma série dependente. E estes três são uma coisa; não uma pessoa.” – Contra Praxeas ch.25

“… o Filho do Filho do Todo-Poderoso não é menos onipotente do que o Filho de Deus é Deus”. Contra Praxeas ch.26

Por volta de 205 dC, no  de Teruel contra os praxas Tertuliano escreveu que as pessoas “mantêm que Pai e Filho e Espírito são idênticos, favorecendo a monarquia às custas da economia …”. Isso mostra que a Trindade foi bem formulada naquela época, embora Tertuliano prossegue explicando que os três não são idênticos, pois diferem na monarquia, embora não na economia.

As seguintes citações contraditórias dão uma boa indicação da qualidade das informações da Torre de Vigia sobre este assunto.

“No entanto, isso não é prova em si de que Tertuliano ensinou a Trindade.” Você deveria acreditar na Trindade? p.5

“Como Tertuliano erroneamente procurou provar a divindade de Jesus por meio de outra teoria, ele cunhou a fórmula” uma substância em três pessoas. “Usando este conceito, ele tentou mostrar que Deus, seu Filho e o espírito santo eram três pessoas distintas existentes em uma substância divina. Tertuliano, assim, tornou-se o primeiro a aplicar a forma latina da palavra “trindade” ao Pai, ao Filho e ao espírito santo. ” A Sentinela 2002 15 de maio p.31

Apoio ao Binitarianismo e à Trindade

Êxodo 20: 2-3:

“Eu sou Jeová, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos. Você não deve ter quaisquer outros deuses em oposição a mim.”

O desenvolvimento da Trindade surgiu devido a um conceito com o qual a Torre de Vigia lutou: que Jesus é descrito no Novo Testamento como Deus. Até 1954, as Testemunhas de Jeová adoravam a Jeová e adoravam a Jesus; como tal, poderia ser considerado politeísta.

Os primeiros cristãos lutaram com este conceito porque a Bíblia descreve Jesus como Deus, digno de oração e adoração, nosso criador eterno. Em vez de adotar a abordagem politeísta de adorar individualmente o Pai e o Filho, os primeiros cristãos descreveram essas duas entidades como sendo da mesma natureza como parte de um único Deus; uma visão binitariana. O apoio bíblico para isso é:

Jesus é referido como Deus

João 20: 28-29 “Em resposta, Tomé disse a ele:” Meu Senhor e meu Deus! “Jesus disse a ele:” Porque você me viu, você acreditou? Felizes são aqueles que não veem e ainda acreditam. “”

Isaías 9: 6 – “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o domínio principesco virá s estar sobre o seu ombro. E o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Eterno.” Pai, Príncipe da Paz “.

João 1: 1 “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.”

Jesus é nosso criador

Isaías 42:5 “Assim disse o [verdadeiro] Deus, Jeová, o Criador dos céus+ e o Grandioso que os estendeu; Aquele que estirou a terra+ e seu produto, Aquele que dá respiração*+ ao povo sobre ela e espírito aos que andam nela: ”

João 1: 2-4 “Este estava no princípio de Deus. Todas as coisas vieram à existência através dele, e à parte dele nem mesmo uma coisa passou a existir. O que veio a existir por meio dele foi a vida, e a vida era a luz dos homens.

Jesus deve ser adorado

Hebreus 1: 6 “E todos os anjos de Deus obedecem (‘proskuneo’ Adoram) a ele (Jesus).”

A maioria das Bíblias traduz a palavra grega ‘proskuneo’ como adorar. Apesar da Tradução do Novo Mundo traduzir essa palavra como adoração quando em referência a anjos, humanos ou Jeová, ela muda inconsistentemente para reverenciar quando se refere a Jesus.

Jesus recebeu orações

Atos 7:59 “E seguiram lançando pedras em Estêvão enquanto ele apelava e dizia:” Senhor Jesus, recebe meu espírito. ”

Ao contrário da maioria das traduções, a Tradução do Novo Mundo usa a palavra “apelo” em vez de “oração”. No entanto, a nota de rodapé da Tradução do Novo Mundo , edição de 1950, afirma “nota de rodapé b:” invocação; oração “”, e pelo contexto Estêvão estava orando a Jesus.

Jesus é eterno

Miquéias 5: 2 “E tu, ó Belém de Efrata, que é insuficiente para chegar aos milhares de Judá, de ti sairá aquele que há de governar Israel, cuja origem é desde os primórdios, desde os dias de tempo indefinido”.

1 João 1: 2 “sim, a vida se manifestou, e vimos e testemunhamos e relatamos a vós a vida eterna que estava com o Pai e nos foi manifestada …”

Jesus é digno da mesma honra que o Pai

João 5:23 “Para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou”.

João 5:23 é considerado uma das declarações mais fortes de que Jesus é Deus por comentários como Burton, Coughman e João Calvino, por causa da implicação de que a honra deveria ser no mesmo grau. Isso corresponde ao verso anterior em João 5:18 que “Por esta causa, de fato, os judeus começaram a procurar ainda mais matá-lo, porque não só ele estava quebrando o sábado, mas ele também estava chamando Deus seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus“.

Passagens do Antigo Testamento referentes ao Pai são citadas como se referindo a Jesus

A pedra de tropeçar

Isaías 8:13, 14. Jeová dos exércitos — é a Ele que deveis tratar como santo e Ele deve ser o objeto de vosso medo, e Ele é quem vos deve fazer estremecer.” E ele terá de tornar-se como um lugar sagrado; mas como pedra contra que se esbarra e como rocha em que se tropeça, para ambas as casas de Israel, como armadilha e como laço para os habitantes de Jerusalém ”

1 Pedro 2: 6-8. “Pois nas Escrituras se diz: ‘Eis que eu coloco uma pedra em Sião, uma pedra angular escolhida e preciosa, e quem nela confia nunca será envergonhado.’ Agora para vocês que crêem, esta pedra é preciosa, mas para aqueles que não crêem, ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’ e ‘Uma pedra que faz os homens tropeçarem e uma rocha que os faz cair’.

(Veja também Isaías 45: 22-24 – Filipenses 2: 9-11 “todo joelho deve dobrar” e Isaías 40: 3 – Mateus 3: 1-3 “Prepare o caminho” )

O único salvador

Isaías 43:11 “Eu sou o SENHOR e, além de mim, não há salvador.”

Tito 2:13 – “… manifestação do grande Deus e do [nosso] Salvador de nós, Cristo Jesus ….
… (3: 4) No entanto, quando a bondade e o amor ao homem da parte do nosso Salvador, Deus, foi manifestado,
… (3: 6) Este [espírito] ele derramou ricamente sobre nós através de Jesus Cristo, nosso Salvador. ”
(Note a inclusão da Tradução do Novo Mundo de [o] para mudar o significado desta passagem.)

As passagens acima indicam que os seguidores de Jesus adoravam a Jesus como Deus, acreditando que ele fosse o mesmo que Jeová do Antigo Testamento. Por outro lado, existe uma clara distinção entre o papel do Pai e do Filho no Novo Testamento. A maneira de resolver este dilema Mono / Politeista foi para os Padres Ante Nicenos dizerem que Deus foi representado pelos diferentes papéis de Pai e Filho.

O desenvolvimento da Trindade, com o Espírito Santo como a terceira pessoa de Deus, não é tão claro quanto a dualidade do Pai e do Filho. Isto é baseado em passagens que:

  1. Identificam o Espírito Santo como pessoa
  2. Agrupam as três pessoas juntas

A Personalidade do Espírito Santo é determinada porque “ele” faz coisas que só uma pessoa pode fazer. O espírito Santo:

  • fala Atos 13: 2
  • tem um “ego” – I Atos 10: 19-20
  • pensa Atos 15:28
  • Mostra emoções como o amor Romanos 15:30
  • tem intelecto e ensina Hebreus 9: 8, João 14:26, 1 Coríntios 2:13, Neemias 9:20
  • tem um desejo 1 Coríntios 12:11

A Sociedade Torre de Vigia identifica Satanás como uma pessoa, mostrando que ele faz coisas que só uma pessoa pode fazer: falar e pensar. ( Despertai! 1973 8 de dezembro p.27 “Satanás, a Personificação do Diabo ou uma Pessoa?”). A maioria das religiões cristãs determina que o Espírito Santo seja uma pessoa usando essa mesma metodologia. Por essa razão, as religiões que não aceitam a Trindade ou a pessoalidade do Espírito Santo, como Cristadelfianos e Cientistas Cristãos, comumente também não acreditam que Satanás seja uma pessoa. A Torre de Vigia assume uma postura incomum de acreditar que Satanás é literal, mas que o Espírito Santo não é.

Agrupamento do Pai, Filho e Espírito está em Mateus 3: 16-17, Marcos 1: 10-11, Lucas 1:35, Lucas 3:22, Romanos 15:30, Hebreus 9:14, Tito 3: 4-7 , 1 João 5: 5-6. Um exemplo desse agrupamento é 2 Coríntios 13:14:

“A benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e o compartilhar do espírito santo sejam com todos vocês”.

Um texto trinitário chave é Mateus 28:19, pois agrupa os três, indica que o Espírito Santo é uma pessoa com um nome e usa o singular ‘nome’ em vez de ‘nomes’ plurais, indicando que os três compartilham o mesmo nome Jeová.

Mateus 28:19 “Portanto, vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Paulo não separa a pneumatologia da cristologia e usa o Espírito de Deus de forma intercambiável com o Espírito do Filho.

Gálatas 4: 6 “Agora, porque vocês são filhos, Deus enviou o espírito de seu Filho em nossos corações e clama:” Abba, Pai! “”

História da Torre de Vigia

Na história cristã primitiva, os adopcionistas, ebionitas, gnósticos, marcionitas e arianos rejeitavam a Trindade. Foi a disputa do terceiro século com Arius que levou particularmente à clarificação doutrinária da Trindade através dos credos de Nicéia e Atanásio. Nos anos 1200, várias religiões começaram a promover o arianismo e, em seguida, desapareceram da existência, com destaque para os cátaros. Desde o século XVII, vários grupos protestantes reacenderam a questão e os seguintes são alguns dos grupos que nos tempos atuais não aceitam o Modalismo ou a Trindade:

  • Estudantes da Bíblia
  • Cristadelfianos
  • Ciência Cristã
  • Iglesia ni Cristo
  • Testemunhas de Jeová
  • Mórmons
  • Russelitas
  • Alguns grupos adventistas do sétimo dia
  • Igreja unida de Cristo
  • Igreja unida de Deus
  • Denominações que se separam da Igreja Mundial de Deus

As influências adventistas de Russell tinham visões variadas sobre a Trindade. No início, os associados de Russell e os primeiros influentes colaboradores da Torre de Vigia eram principalmente trinitários, incluindo Nelson Barbour e John Paton. George Storrs acreditava que Jesus era Deus, mas acreditava que o relacionamento do Pai e do Filho era um mistério e não caracterizaria sua crença como ariana ou trinitária.

Em Três Mundos e a Colheita deste Mundo , p.58, publicado em 1877 por NH Barbour e CT Russell, os Cristadelfianos foram criticados por não aceitarem o Espírito Santo como pessoa.

“Vou dar uma amostra do seu raciocínio: as palavras Satanás e Diabo, diz o livro acima, significam acusador ou adversário; e são apenas sinônimos da Bíblia para o pecado. E se eles realmente se dedicam a isso, como os Cristadelfinianos fazem eles podem explicar o Espírito Santo “.

O primeiro editor assistente da Torre de Vigia de Sião foi J.H Paton, um trinitariano. Ele escreveu o livro de 1880 Aurora do Dia . Ele personifica o Espírito Santo, capitalizando a palavra e referindo-se ao Espírito Santo como Ele, Ele ou uma Pessoa e intercambia o Espírito Santo com o Espírito de Cristo.

“O trabalho do Espírito Santo é um dos elementos mais importantes no plano de revelação e salvação. Ele é sempre citado pelo Salvador como uma Pessoa, e é chamado de” Espírito da verdade “.
Ele inspirou os homens a escrever ou falar a verdade e, segundo, Ele capacita os homens a compreendê-la.
Ao comparar isso com 1 Pe 1:11, vemos que o Espírito Santo e o Espírito de Cristo são usados ​​de forma intercambiável “.

Russell não começou a imprimir artigos contestando a Trindade até depois que Paton deixou a equipe da revista.

Entre os anti-trinitaristas influentes estão o ex-ministro batista Henry Grew, da década de 1820, e George Stetson, pastor da Allegheny Advent Christian Church, de quem parece que Russell baseou sua eventual posição. A Torre de Vigia primeiro promoveu seu ponto de vista ariano naA Sentinela de 1882 Jun p.369-377. Proclamadores p.123 parece se referir a este artigo ao escrever:

“Como o irmão Russell e seus associados estudaram as Escrituras, não demorou muito para ver que o Deus retratado na Bíblia não é o deus da cristandade.”

A Natureza de Deus foi mais discutida no 5º volume de Estudos das Escrituras de 1899. Entretanto, as visões de Russell estavam em desacordo com o atual ponto de vista da Torre de Vigia, enquanto ele ensinava que Jesus deveria ser adorado e receber orações.

Durante o século 20, os adventistas do sétimo dia, a Igreja Cristã Adventista e a Igreja Mundial de Deus mudaram sua posição oficial sobre a natureza de Deus e começaram a aceitar a Trindade. Em cada caso, grupos dissidentes surgiram permanecendo contra a Trindade.

A natureza de Deus não é o caso em preto e branco que a Torre de Vigia tenta apresentar. Desde o primeiro século, os líderes da Igreja lutaram para entender a relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Houve um debate de 2.000 anos sobre os detalhes da natureza de Deus, porque a Bíblia não apresenta uma explicação clara do relacionamento do Filho com o Pai, e há dificuldades inerentes tanto ao arianismo quanto ao trinitarismo.

A falta de honestidade e transparência da Torre de Vigia em relação à natureza de Deus deve ser motivo de preocupação para as Testemunhas de Jeová. A indicação de um problema com a teologia da Torre de Vigia é destacada pelos seguintes pontos:

  • mudanças e encobrimento da adoração de Jesus
  • manipulação da Tradução do Novo Mundo para incluir falsamente a palavra Jeová no Novo Testamento
  • descrição imprecisa e enganosa da Trindade nas publicações da Torre de Vigia.

Um humano não pode esperar compreender a realidade da natureza de Deus; os seres espirituais estão além da compreensão dos seres físicos. O mais próximo que um ser carnal pode chegar para compreender o reino espiritual, um reino desconhecido para a realidade diária ou para a compreensão científica, é através das aproximações das declarações antropomorfológicas. Por essa razão, qualquer descrição de Deus é apenas uma vaga semelhança humanizada. Como a realidade de Deus é um mistério insolúvel, incompreensível até vê-lo “face a face”, é tolice julgar os outros com pontos de vista ligeiramente diferentes.

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