Mediador – apenas para os 144.000?

Quem é o mediador das Testemunhas de Jeová? Não Jesus! Embora raramente mencionado, Jesus não é mediador para a Grande Multidão das Testemunhas de Jeová ou para o resto da humanidade. A doutrina oficial é que Jesus é o mediador dos 144.000 somente.

A Bíblia afirma que Jesus é nosso mediador e seu resgate é para todos.

“… um mediador entre Deus e os homens, um homem, Jesus Cristo, que se deu a resgate correspondente por todos .” 1 Timóteo 2: 5,6

Em flagrante desrespeito, a Torre de Vigia diz que Jesus é o mediador somente para os 144.000 ungidos.

“Assim, neste sentido bíblico rigoroso, Jesus é o ” mediador “apenas para os cristãos ungidos .” A Sentinela, 1979 de abril de 1 p.31

“Da mesma forma, o Moisés Maior, Jesus Cristo, não é o Mediador entre Jeová Deus e toda a humanidade. Ele é o Mediador entre seu Pai celestial, Jeová Deus, e a nação do Israel espiritual, que é limitada a apenas 144.000 membros.” Segurança Mundial Sob o “Príncipe da Paz” (1986) pp.10-11

Se Jesus é apenas mediador dos poucos milhares remanescentes da terra, quem é o mediador das milhões de Testemunhas de Jeová que não fazem parte dos 144.000?

“A” grande multidão “de” outras ovelhas “que está se formando hoje não está naquele novo pacto. No entanto, ao se associarem ao” pequeno rebanho “daqueles que ainda estão no pacto, eles recebem benefícios que fluem desse novo pacto. ” A Sentinela, 1979 de abril de 1 p.31

“Eles reconhecem que não são israelitas espirituais na nova aliança mediada por Jesus Cristo, nem parte da” raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa. “- 1Pe 2: 9. No entanto, eles se beneficiam da operação Eles se beneficiam disso da mesma forma que, no antigo Israel, o “residente forasteiro” se beneficiava de residir entre os israelitas que estavam no pacto da Lei. – Êxodo 20:10; Lev. 19:10, 33, 34. Apoc. 7: 9-15 Para manter um relacionamento com “nosso Salvador, Deus”, a “grande multidão” precisa permanecer unida com o restante dos israelitas espirituais. ” Sentinela, 1979, 15 de novembro p.27 Beneficiando-se de “um mediador entre Deus e os homens”

Onde está Jesus nessa declaração?

O livro de 2010 A Palavra de Deus para nós Por meio de Jeremias continua a apresentar este ensinamento, embora tão sutilmente que muitas Testemunhas de Jeová não parecem estabelecer a conexão de que Jesus não é seu mediador. Explica que Jesus media a nova aliança, que é para o Israel espiritual, a quem a Torre de Vigia ensina que inclui apenas os 144.000.

“… a nova aliança é entre Jeová Deus e Israel espiritual, com Jesus como seu Mediador.” A Palavra de Deus para nós através de Jeremias p.173

Uma rápida pesquisa sobre o assunto ‘Mediador’ feita na biblioteca on-line da Torre de Vigia, trará o seguinte resultado:

ungidos

Fonte da imagem aqui.

A maioria das congregações não tem mais o “pequeno rebanho” para se associar e a realidade para as Testemunhas de Jeová é que a salvação vem de seguir o Corpo Governante , os líderes da Organização. O papel de Jesus como mediador dos Ungidos é usado para sustentar o conceito de que seguir as instruções do Corpo Governante é necessário para a salvação.

É comum que um culto reivindique seus líderes como mediadores para os seguidores, como enfatizado pelo principal pesquisador de culto, Steven Hassan.

“A manipulação mística pode assumir uma qualidade especial nesses cultos, porque os líderes se tornam mediadores de Deus . Os princípios centrados em Deus podem ser colocados à força e reivindicados exclusivamente, para que o culto e suas crenças se tornem o único caminho verdadeiro para a salvação .” Combate ao controle mental da cultura, Steven Hassan, p.202

No cristianismo, Jesus é o mediador através do qual toda a humanidade tem liberdade para se aproximar de Deus. O apóstolo Paulo coloca simplesmente:

1 Timóteo 2: 5,6 “Porque há um só Deus e um mediador entre Deus e os homens, um homem que é Cristo Jesus, que se pagou a si mesmo em resgate por todos.”

Somente Jesus é nosso mediador e Paulo não limita a quem esta oportunidade está disponível. A fim de aumentar sua própria autoridade, os líderes do culto desconsideram esse conceito ao assumir o papel de mediador sobre si mesmo, usando uma série de explicações para minar a declaração de Paulo. Com isso em mente, é importante entender a Doutrina da Torre de Vigia sobre o Mediador.

O que a Bíblia diz

A razão subjacente da Torre de Vigia para Jesus mediando apenas para os ungidos é que se diz que a Nova Aliança se aplica apenas aos 144.000. É isso que a Bíblia diz?

O Pacto da Lei prefigurou a Nova Aliança. Foi estabelecido para que a nação de Israel tivesse seus pecados perdoados e exigia que Moisés, como Mediador e Arão, como Sumo Sacerdote, oferecessem a expiação. Não se limitou aos sacerdotes; cobria os pecados de toda a nação dos israelitas e também podia incluir o residente estrangeiro.

Êxodo 19: 6 “E vocês mesmos se tornarão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.”

“Os termos do pacto da Lei permitiam que pessoas de todas as origens nacionais se tornassem membros da congregação de Israel aceitando a verdadeira adoração de Jeová e tornando-se circuncidados. O residente estrangeiro que se tornou um adorador circuncidado estava ligado a uma lei com os israelitas. , isto é, obedecer a todos os termos do pacto da Lei “. Estudo Perspicaz das  Escrituras, Volume 1 p.72 Residente Estrangeiro

O Pacto da Lei foi substituído pelo Novo Pacto pelo perdão dos pecados.

“Jeová proveu Jesus Cristo como o sacrifício perfeito para tirar pecados. Esta é uma provisão específica da ‘nova aliança’.” A Sentinela, 1980.

Tal como acontece com o Pacto da Lei, o Novo Pacto é um requisito para o perdão dos pecados e está aberto a todos. Sendo melhor do que o Pacto da Lei, o Novo Pacto torna possível e é necessário para a vida eterna.

As seguintes Escrituras discutem a exigência de que todos tenham o perdão dos pecados e não mencionem que o convênio é limitado apenas aos sacerdotes, mas está disponível para todos.

Atos 13: 38-39 “Sabei-vos, pois, irmãos, que por este lhe serás anunciado o perdão dos pecados; 39 e que de todas as coisas das quais não podereis ser declarado inocente por meio do lei de Moisés, todo aquele que crê é declarado inocente por meio deste. “

Hebreus 9:15, 28 “Então é por isso que ele é um mediador de uma nova aliança, … 28 assim também o Cristo foi oferecido uma vez por todas para levar os pecados de muitos; e a segunda vez que ele aparece, aparte-se do pecado e daqueles que o buscam fervorosamente pela sua salvação. “

Romanos 3: 21-30 “Mas agora, à parte da lei, a justiça de Deus se manifestou, como é testificado pela lei e pelos profetas; 22 sim, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que têm fé.” Pois não há distinção: 23 porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, 24 e é como dom gratuito que são declarados justos por sua benignidade imerecida, mediante a libertação pelo resgate [pago] por Cristo Jesus. … 29 Ou ele é o Deus dos judeus apenas? Ele não é também do povo das nações? Sim, dos povos das nações também.

Efésios 1: 7 “Por meio dele temos a libertação por meio do sangue daquele, sim, o perdão dos nossos pecados, segundo as riquezas da sua benignidade imerecida.”

Romanos 6:23 “Pois o salário que o pecado paga é a morte, mas o dom que Deus dá é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor.”

Hebreus 7:25 “Por conseguinte, ele também é capaz de salvar completamente aqueles que estão se aproximando de Deus através dele, porque ele está sempre vivo para defendê-los.”

Hebreus 8: 10-12 “Porque este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias”, diz Jeová. “Vou por as minhas leis em mente, e em seus corações vou escrevê-las. E Tornar-me-ei o seu Deus, e eles próprios tornar-se-ão meu povo. ” 11 “ E de maneira nenhuma ensinarão a cada um o seu concidadão e cada um seu irmão, dizendo: “Conhece a Jeová!” Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles. 12 Porque eu serei misericordioso para com os seus feitos injustos, e de modo nenhum chamarei a atenção para os seus pecados. ‘

Segunda definição da Torre de Vigia um mediador é “aquele que se interpõe entre duas partes em desacordo para reconciliá-los, um intercessor, um agente intermediário, ou intermediário. Nas Escrituras o termo é aplicado a Moisés e Jesus, os mediadores respectivamente do pacto da Lei e a Nova Aliança “. ( it-2 p. 360) Mateus 26: 27-28 afirma que o perdão dos pecados vem do Novo Pacto;

“Além disso, ele tomou um copo e, tendo dado graças, ele deu a eles, dizendo:” Bebam dele, todos vós; porque isto significa o meu ‘sangue da aliança’, que deve ser derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados. “

Jesus media em nome de toda a humanidade porque a nova aliança existe para o “perdão dos pecados”. Jesus é Mediador e Sumo Sacerdote da Nova Aliança. Todas as pessoas podem se beneficiar do perdão dos pecados através do novo Pacto e, assim, ter Jesus como seu Mediador e Sumo Sacerdote. A Nova Aliança só pode ser aplicada à humanidade por Jesus, não por qualquer outro ser humano. ( 1 Timóteo 2: 5)

Leia também:  144.000 ungidos - Há base bíblica?

Visão da Torre de Vigia

A Torre de Vigia contém uma visão inconsistente do mediador. Os cristãos geralmente acreditam que o sacrifício de Jesus pelo perdão dos pecados é oferecido a toda a humanidade, e vem do seu papel de mediador e sumo sacerdote da Nova Aliança. No entanto, a visão da Torre de Vigia é bastante singular, na medida em que separa o papel de Jesus para diferentes classes;

  • Mediador apenas para os 144.000
  • Sumo Sacerdote em nome de todos

“Ele medeia a nova aliança entre Deus e aqueles levados para a nova aliança, a congregação do Israel espiritual. O número total daqueles que são finalmente e permanentemente selados é revelado em Apocalipse 7: 4-8 como 144.000.” Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 2 p.362 Mediador

A Torre de Vigia declara que enquanto Jesus é mediador apenas para 144.000, aqueles que não estão sob a nova aliança serão abençoados por Jesus através de seu papel como Sumo Sacerdote.

“Bênçãos à Humanidade em Geral. Enquanto a mediação de Jesus opera unicamente para aqueles na nova aliança, ele também é o Sumo Sacerdote de Deus e a Semente de Abraão. Ao cumprir seus deveres nestas duas últimas posições, ele trará bênçãos para outros da humanidade. porque todas as nações serão abençoadas por meio da semente de Abraão. ” Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 2 p.362 Mediador

“Cristo não age como Mediador da nova aliança para com eles, mas eles se beneficiam desta aliança através da obra do Reino de Deus. Cristo ainda age em direção a eles, como Sumo Sacerdote, por meio do qual Jeová pode e aplica o resgate ao extensão de agora serem declarados justos como amigos de Deus. (Veja Tiago 2:23.) ” A Sentinela, 1991, 15/2/18

Não há precedente bíblico para apoiar a idéia de que o Mediador pode ser para um grupo diferente daquele do Sumo Sacerdote, ou que o Sumo Sacerdote expiou as pessoas que não estão sob o pacto.

Se os 144.000 supostamente prefiguram os reis e sacerdotes e também prefiguram a nação inteira do Israel espiritual, então quem são eles para governar?

A Torre de Vigia se assemelha à Grande Multidão com os residentes estrangeiros sob o pacto da Lei.

“Uma vez que vários desses fiéis estrangeiros, ou residentes estrangeiros, são vistos como prenúncio da grande multidão hoje, sua situação é de interesse para nós.

Esses eram prosélitos, adoradores dedicados de Jeová sob a Lei mosaica que foram separados das nações junto com os israelitas. (Levítico 24:22) Eles ofereciam sacrifícios, evitavam a adoração falsa e se abstinham do sangue, assim como os israelitas faziam. ”A Sentinela de 1995 1 de julho p.17“ O Israel de Deus ”e a“ Grande Multidão ”

Como se diz que a Grande Multidão é prefigurada pelo residente forasteiro, segue-se que a Grande Multidão está incluída na Nova Aliança da mesma maneira que os residentes estrangeiros foram incluídos na Aliança da Lei.

História desta Doutrina

Por que a Torre de Vigia afirma que Jesus é apenas Mediador para os 144.000? A história do desenvolvimento desse conceito fornece a resposta. A Watchtower nem sempre ensinou essa doutrina desagradável. Russell ensinou que o papel de mediador foi estendido a toda a humanidade.

Russell parece ter sido completamente confuso sobre o papel do mediador. Às vezes ele sentiu que os 144.000 não estavam sob a nova aliança, outras vezes estavam sob a Nova Aliança. Quando ele ensinou que eles não estavam sob o Novo Pacto, seguiu-se que eles não precisavam de um mediador e que eles (junto com Jesus) desempenharam o papel de mediadores para a humanidade.

  • Até 1880, Russell ensinou que Jesus e o corpo de Cristo (os 144.000) mediam para a humanidade, então os 144.000 não foram incluídos na Nova Aliança.

“Deve ser lembrado que estamos nele, herdeiros da glória, não sob a nova aliança, que ainda é futuro, mas na aliança de Abraão”. Torre de Vigia de Sião1880 fev p.72

  • Russell mudou de idéia e de 1881 a 1907 disse que a Igreja está incluída no Novo Pacto

“Em certo sentido, a operação da nova aliança começa com a igreja do Evangelho e nos eleva do plano da degradação e do pecado para uma condição perfeita justificada ou contada, da qual podemos seguir adiante no caminho estreito”. tornando-se herdeiros da primeira aliança “. Torre de Vigia de Sião 1881 Set p.151

  • Em 1907, Russell reintroduziu seu ensinamento de que a nova aliança? não é feito com a igreja em tudo.

“Foi muito inconsistente para nós citarmos de uma só vez a declaração do Apóstolo de que somos membros da Semente de Isaac, os filhos da antiga Aliança original, e então, no próximo fôlego, nos classificarmos como beneficiários da Nova Aliança.” Torre de Vigia de Sião 1909 1 de janeiro p.12 (Veja também a Torre de Vigia de Sião 1909 abr 1 p.110)

Pelo menos Russell acreditava que o papel de mediador de Jesus era para toda a humanidade.

“Jesus ocupará este relacionamento mediador entre Deus e os homens até que tenha cumprido plenamente o trabalho pretendido – até que ele tenha trazido de volta a plena harmonia com Deus todas as criaturas que, sendo levadas ao conhecimento de seu Criador e suas justas leis, desejo de ser e fazer em completa harmonia com isso. ” Estudos nas Escrituras – A Nova Criação p.398

Para coincidir com a mudança da Grande Multidão do céu para a terra, Rutherford fez uma afirmação quase oposta de que a Nova Aliança só se aplicava aos 144.000. Em 1934, Rutherford limitou a quem Jesus poderia mediar apenas os 144.000 israelitas espirituais.

“Cristo Jesus é o mediador da nova aliança para com os seus próprios irmãos, isto é, o Israel espiritual, durante o período de tempo em que Deus está tirando das nações um povo para o seu nome.” Sentinela 1934 Abr 1 p.104

Foi durante esse período que Rutherford introduziu o conceito de que apenas 144.000 vão para o céu. A Torre de Vigia foi forçada a limitar a nova aliança aos 144.000 porque a Bíblia declara que aqueles sob a aliança recebem uma ressurreição celestial.

Hebreus 10: 16-22 “Este é o pacto que farei para convivi-lhes depois daqueles dias”, diz Jeová. “Porei minhas leis em seus corações e em suas mentes os escreverei” 17 diz depois:] “E eu nunca chamarei os seus pecados e as suas ações ilegais para se importar mais.” 18 Ora, onde há perdão destes, não há mais oferta pelo pecado. 19 Portanto irmãos, porque temos coragem para o caminho da entrada no lugar santo, pelo sangue de Jesus, 20 que ele nos inaugurou como caminho novo e vivo, através da cortina, isto é, da sua carne, 21 e desde que tenha um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 nos aproximemos com verdadeiro coração na plena certeza da fé, Tendo tido nossos corações polvilhados de uma consciência perversa e nossos corpos banhados com água limpa … .

1 Coríntios 15: 51-57 “Nem todos adormeceremos [na morte], mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, durante a última trombeta … (…) A ferroada que produz a morte é pecado, mas o poder para o pecado é a lei “.

Estando determinada a provar que apenas 144.000 vão para o céu, a Torre de Vigia não tem alternativa senão dizer que a Nova Aliança se aplica apenas aos 144.000. A Torre de Vigia removeu Jesus de ser o mediador da humanidade, a fim de apoiar uma doutrina imprecisa, a de uma ressurreição terrena. Não há uma única escritura que discuta uma ressurreição terrena.

A introdução desses ensinamentos foi um ponto crítico de mudança para a Sociedade Torre de Vigia. Mesmo com o número de Testemunhas de Jeová crescendo mais de 144.000, Rutherford poderia continuar com os ensinamentos de Russell, permitindo que seguidores adicionais fizessem parte de uma grande multidão celestial. Ao enviar a Grande Multidão para a Terra e permitir que apenas as Testemunhas de Jeová fizessem parte dela, Rutherford conseguiu introduzir o conceito de salvação estreita. A ideia de Russell de que a maioria da humanidade sobreviveria ao Armagedon poderia ser extinta. A salvação tornou-se dependente apenas da pertença à Sociedade Torre de Vigia. Esse uso de controle continuou desde então.

Leia também:  Controle da Mente e Medo

Daquele tempo em diante, os líderes da Sociedade Torre de Vigia, como parte do Israel Espiritual, podiam exigir obediência inquestionável da classe secundária de outras ovelhas.

“Tudo isso deve impressionar as mentes das outras ovelhas, porque as Escrituras Gregas Cristãs concentram tanta atenção em Cristo e em seus irmãos ungidos e em seu papel central na realização dos propósitos de Jeová. As outras ovelhas, portanto, consideram um privilégio apoiar de todas as formas possíveis, a classe de escravos ungidos enquanto esperam “a revelação dos filhos de Deus” no Armagedom e durante o Milênio. Eles podem esperar ser “libertados da escravidão à corrupção e ter a liberdade gloriosa dos filhos de Deus”. Romanos 8: 19-21. A Sentinela de 2002 1 de fevereiro p. 23

“Mas isso não significa necessariamente que eles estão marcados para a sobrevivência. Eles devem ser marcados pelo ‘homem com o tinteiro da secretária’.” Os fatos mostram que a classe “o escravo fiel e discreto” está fazendo esse trabalho de marcação hoje. – Mateus 24: 45-47 Todos os que querem ser marcados como tendo a aprovação de Deus devem aceitar a instrução que Jeová está provendo através desse “escravo”. classe e se tornarem verdadeiros adoradores de Jeová. ” Sobrevivência em uma Nova Terra p.

A conclusão resultante da doutrina da Torre de Vigia é que o Corpo Governante elevou seu papel ao dos mediadores em si.

“Com Cristo, eles formam o arbítrio por meio do qual as bênçãos serão estendidas a todos os outros obedientes entre a humanidade. A valorização disso é a chave para entender a Bíblia.” Sobrevivência em uma Nova Terra p. 65

“Sendo feitos reis e sacerdotes em razão da nova aliança que ele mediou, eles compartilharão administrando as bênçãos do sacrifício de Jesus e de seu domínio do Reino a todas as nações da terra. A mediação de Cristo, tendo cumprido seu propósito trazendo” o Israel de Deus “nessa posição, resulta em benefícios e bênçãos para toda a humanidade”. Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 2, p.363 Mediador

Raciocínio do Estilo da Torre de Vigia

A Sociedade Torre de Vigia utiliza uma abordagem de eisegese para chegar à doutrina; isto é, cria uma doutrina e depois manipula as escrituras para apoiá-la. Isso requer recorrer à falácia retórica para convencer as pessoas de que o que elas estão dizendo é verdade.

Um exemplo clássico disso está em um artigo de 1989 explicando porque Jesus não é mediador de toda a humanidade. A seguir estão algumas citações;

“Jesus é o Mediador somente para cristãos ungidos pelo espírito ou para toda a humanidade, visto que 1 Timóteo 2: 5, 6 fala dele como o” mediador “que” deu a si mesmo o resgate correspondente por todos”?

A Bíblia contém ensinamentos básicos e verdades profundas , que são alimento sólido para estudo …

Para entender o que Paulo está dizendo, devemos primeiro entender que a Bíblia estabelece dois destinos para os humanos fiéis: (1) vida perfeita em um paraíso terrestre restaurado e (2) vida no céu para o “pequeno rebanho” de Cristo, numerando 144.000

… A palavra grega me.si’tes …

Claramente então, a nova aliança não é um arranjo solto, aberto a toda a humanidade. É uma disposição legal cuidadosamente planejada envolvendo Deus e os cristãos ungidos.

Isso deve nos ajudar a entender 1 Timóteo 2: 5, 6. Aqui, a referência a “mediador” foi feita após as cinco outras ocorrências da palavra em letras escritas anteriormente. Por isso, Timóteo teria entendido que a mediação de Jesus era o seu papel legal ligado à nova aliança. …

Consequentemente, 1 Timóteo 2: 5, 6 não está usando “mediador” no sentido amplo comum em muitas línguas. Não está dizendo que Jesus é um mediador entre Deus e toda a humanidade. … O apóstolo João se referiu a eles em 1 João 2: 2. Mas ele indicou que os outros também receberão o benefício do sacrifício de Cristo: “Ele é um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados, mas não somente pelos nossos, mas também pelo mundo inteiro”.

Aqueles do ” mundo inteiro” são todos aqueles que ganharão a vida eterna em um paraíso terrestre restaurado. Milhões de tais servos aprovados de Deus agora têm essa esperança terrena … “A Sentinela, de 1989, 15 de agosto pp.30-31

O artigo começa dizendo que isso é alimento sólido, indicando que, se você não concorda ou não entende a conclusão, você é espiritualmente imaturo. Mostra então que, para entender o papel do Mediador, outra doutrina da Torre de Vigia deve ser acreditada. No entanto, nenhuma base bíblica é dada para apoiar a doutrina de que os humanos serão ressuscitados na Terra , pois não há passagem bíblica que faça tal afirmação. De fato, quando Apocalipse 7 e 19 apresenta a Grande Multidão, coloca-os no céu “diante” do trono. A doutrina do Mediador é construída sobre este fundamento instável.

Segue-se uma longa inclusão das definições gregas. Essa parece ser uma tentativa de dar um ar de autoridade ao artigo, já que a discussão não tem relação com a existência de uma classe secundária ou com a resposta à questão original.

O artigo a seguir tenta adicionar peso pela inclusão de uma palavra da Torre de Vigia comumente usada – “claramente”. Este termo é constantemente usado em artigos de A Sentinela para reforçar um ponto questionável. O escritor também afirma estar a par do que “Timóteo teria entendido”.

Não contente em limitar a mediação a apenas 144.000 pessoas, o artigo acrescenta que o sacrifício propiciatório, que a Bíblia diz ser para os pecados do “mundo inteiro”,  se aplica àqueles que ganham vida no paraíso terrestre. Visto que a Torre de Vigia ensina que bilhões morrerão no Armagedom sem qualquer esperança de ressurreição, está excluindo todas as pessoas mundanas vivas do valor do sacrifício também.

Conclusão

As religiões não oferecem suas doutrinas mais ofensivas aos recém-chegados, e a doutrina da Torre de Vigia sobre o mediador geralmente não é apresentada aos “Estudantes de Bíblia” antes do batismo. A palavra mediador não aparece em todo o livro O que a Bíblia realmente ensina? , uma ajuda primária de ensino das Testemunhas de Jeová. No entanto, o papel de Jesus como mediador é um ensinamento importante e fundamental do cristianismo, diretamente discutido na Bíblia. No livro Raciocínios , a única menção do mediador é de uma maneira não relacionada, que tenta explicar por que não devemos confiar nos santos;

“1 Tim. 2:5, BJ: “Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens um homem, Cristo Jesus.” (Não há margem aqui para outros desempenharem o papel de mediador para os membros da congregação de Cristo.) – ” Raciocínio a base das Escrituras? p.184 par. 7

Essa é uma afirmação irônica, já que o Corpo Governante afirma que a Grande Multidão se beneficia do papel de Jesus como mediador ao estar em contato com eles.

A Torre de Vigia critica hipocritamente o ensinamento católico de que os santos podem ser “intercessores de Deus”, citando 1 Timóteo de que há apenas um mediador, mas o ensinamento da Torre de Vigia de que os ungidos mediam para a Grande Multidão está na mesma linha desse ensinamento católico.

Jesus age como mediador e sumo sacerdote. Ele é mediador de toda a humanidade, sem intermediário entre ele e os seres humanos. Nenhum homem é o nosso cabeça; todos respondem diretamente a Cristo.

1 Coríntios 11: 3 “Mas eu quero que você saiba que a cabeça de todo homem é o Cristo”

A Torre de Vigia ensina que apenas 144.000 pessoas compõem a Nova Aliança, e que Jesus é mediador somente para elas. Dos bilhões de pessoas que já viveram o Novo Pacto está aberto apenas a 144.000 pessoas, das quais cerca de 50.000 viviam no primeiro semestre de 1900.

Ao dizer que as Testemunhas de Jeová só podem ter um relacionamento com o Salvador se estiverem unidas à Classe do Escravo, Rutherford transferiu um tremendo poder para si e para os seguintes líderes da Organização Torre de Vigia, criando efetivamente a estrutura necessária para um culto de controle da mente, que tem aprisionado milhões de pessoas em todo o mundo.

Deixe um comentário