144.000 ungidos – Há base bíblica?

O núcleo da doutrina da Torre de Vigia é que apenas 144.000 humanos irão para o céu, onde devem reinar como reis e sacerdotes, ao lado de Cristo. Este número é baseado na má interpretação de Apocalipse 7 e 14, e tem se mostrado como falso pelas próprias estatísticas da Torre de Vigia sobre o número de participantes desde Jesus.

A maioria das Testemunhas de Jeová não é considerada parte dos 144.000 e não espera ir para o céu. Em vez disso, eles acreditam que fazem parte da Grande Multidão que nunca morrerá, mas residirão para sempre na terra.

Antes de 1935, todos os “cristãos verdadeiros” eram ungidos e chamados para o céu. Portanto, todos os que se associavam à Sociedade Torre de Vigia antes de 1935 faziam parte automaticamente da classe celestial. Aqueles que se converteram depois de 1935 geralmente são informados de que têm uma esperança terrena. O que torna essa doutrina completamente absurda é que ela indica que Deus só poderia encontrar 144.000 cristãos verdadeiros ao longo de um período de 2000 anos, mas, ao mesmo tempo, mais de 6 milhões de cristãos Testemunhas de Jeová desde 1935.

Apocalipse 7 define que os 144.000 são uma classe de “reis e sacerdotes”, então não há problema em afirmar que estes são um grupo menor do que a Grande Multidão. No entanto, há aspectos desta doutrina da Torre de Vigia que merecem consideração e são discutidos neste artigo:

  • O número 144.000 é literal?
  • Será que o número total de “cristãos verdadeiros” entre a época de Jesus e 1935 é de apenas 144.000 pessoas?
  • O memorial (comemoração da morte de Cristo) mostra respeito a Jesus?

Número literal

O número 144.000 é mencionado apenas duas vezes na Bíblia.

Apocalipse 7: 3,4 – “” Não prejudique a terra nem o mar ou as árvores, até depois de termos selado os escravos do nosso Deus em suas testas. “E eu ouvi o número daqueles que foram selados, cem e quarenta e quatro mil, selados de toda tribo dos filhos de Israel “.

Apocalipse 14: 1, 4-5 – “E vi, e eis que o Cordeiro está em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil tendo o seu nome e o nome de seu Pai escrito em suas testas. Estes são os que não se contaminaram com as mulheres, de fato são virgens, são os que seguem o Cordeiro, não importa onde ele vá, comprados do meio da humanidade como primícias para Deus e para o povo. Cordeiro, e nenhuma falsidade foi encontrada em suas bocas, eles são sem defeito “.

A Torre de Vigia afirma que nestas passagens o número 144.000 é literal, mas todos os outros descritores são figurativos, dizendo que eles não são literalmente:

  • das tribos de Israel

  • tendo o nome do Cordeiro e de seu Pai em suas testas

  • virgens

  • não possuem falsidade em suas bocas

  • sem defeito

Em uma passagem tão figurada, não há nenhuma razão forte para acreditar que o número 144.000 seja menos figurativo.

Uma inspeção mais detalhada do Apocalipse também mostra que esse grupo não seria formado em um período de dois mil anos, mas sim que todo o grupo reside na Terra no tempo da grande tribulação. Apocalipse 7: 4 diz que os ventos são retidos, não para selar o remanescente, mas para selar os 144.000 filhos de Israel.

Apenas 144.000 em 2000 anos

A doutrina da Torre de Vigia tem sido que até 1935, todos os “cristãos verdadeiros” faziam parte da classe celestial, o que significa que durante um período de 1902 anos, apenas 144.000 pessoas podem ser consideradas como tendo adorado a Deus de maneira aceitável.

“Como irmãos de Cristo ungidos pelo espírito, todos os primeiros cristãos tinham a perspectiva de serem sacerdotes celestiais com Cristo.” Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus p.35

” Naquele tempo todos eles eram cristãos ungidos pelo espírito que aguardamos com expectativa uma futura ressurreição ‘no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo’. ‘Venha o teu reino’ p.88

“Por cerca de 19 séculos depois disso, houve apenas um chamado, o celestial. Foi uma benignidade imerecida que Deus concedeu em um número limitado em prol de seus propósitos sábios e amorosos.” Unidos na adoração do único Deus verdadeiro p.111

“Escolher esses futuros promotores sobre a humanidade levaria tempo. Por quê? Por um lado, essa oportunidade tinha que ser estendida a pessoas de todas as nações. E, enquanto muitos professavam segurá-la, poucos provavam ser seguidores fiéis do Filho de Deus. (Mateus 22:14) Os altos padrões tinham que ser cumpridos “. Verdadeira Paz e Segurança – Como você pode encontrá-lo? pág.

“Entendemos que este chamado celestial continuou através dos séculos, embora durante a chamada Idade das Trevas, tenha havido momentos em que o número de ungidos era muito poucos. Com o restabelecimento do verdadeiro cristianismo perto do fim do século passado , mais foram chamados e escolhidos, mas parece que em meados da década de 1930, o número total dos 144.000 estava basicamente completo, de modo que começou a aparecer um grupo de cristãos leais com a esperança terrena, que Jesus chamou de “outras ovelhas”. que se unem em adoração com os ungidos como um rebanho aprovado “. A Sentinela , 15 de agosto de 1996, p.31

Então, quantos cristãos verdadeiros estavam lá para receber o chamado celestial nos anos de 1835, entre 100 d.c e 1935 d.c? A Torre de Vigia fornece figuras que podem ser usadas para determinar este valor.

Leia também:  O Batismo - Dedicação a Deus ou a Uma Organização Religiosa?

A Sentinela nos faz crer que no primeiro século, enquanto alguns dos apóstolos ainda estavam vivos, havia dezenas de milhares de cristãos dignos de serem chamados celestiais. Apenas no o ano 95 D.C, cerca de 40.000 cristãos foram martirizados.

“Breve trégua seguiu-se à morte de Nero, mas nos últimos anos do primeiro século a segunda grande perseguição, sob o imperador Domiciano, deflagrou-se. Diz-se que só no ano 95 cerca de 40.000 sofreram o martírio. Além disso, período em que João, último vivente dos doze apóstolos, foi exilado para a ilha de Patmos, de onde ele gravou o inspirado livro bíblico do Apocalipse sobre 96 dC “. A Sentinela, de 1951, de 1 de setembro, p.

Novamente de 1878 a 1935, dezenas de milhares atingiram os padrões igualmente altos exigidos para receber o chamado. Descobrimos que mais de 52.000 Testemunhas de Jeová reivindicaram o chamado celestial tomando os emblemas em 1935.

Para ser conservador, a partir dos números acima podemos estimar que até o final do primeiro século havia pelo menos 65.000 cristãos e em 1935 havia 52.000 seguidores da Torre de Vigia Ungidos. Portanto nós temos:

  • 144.000

  • menos 65.000

  • menos 52.000

  • é igual a 27.000 cristãos verdadeiros chamados durante os 1835 anos entre 100 dC e 1935

Isso significaria que, durante esse período, Deus poderia encontrar apenas 15 verdadeiros cristãos por ano, em todo o mundo.

A palavra conservador é usada porque tem havido muitos mais de 52.000 participantes da Torre de Vigia. Para os 52.000 que participam ativamente em 1935, é preciso acrescentar os muitos seguidores da Torre de Vigia que haviam morrido antes de 1935 e os 10.000 que agora participam.

A palavra conservador também é usada porque a história mostra que provavelmente havia mais de 65.000 cristãos no primeiro século. No final do segundo século, havia cerca de 3.000.000 de cristãos, dos quais mais de um milhão de cristãos haviam sido martirizados.

“Calculou-se que até o final do segundo século 60.000 cópias da maior parte das Escrituras Gregas Cristãs poderiam ter estado em circulação, mesmo que apenas uma em cada cinquenta daqueles Cristãos professos possuíssem uma cópia.” Sentinela de 1963 15 de abril p.249

“Diocleciano assumiu a coroa em 284 dC. No começo ele parecia amistoso com os cristãos, mas no ano 303 ele cedeu à persuasão e abriu a décima perseguição, provavelmente a mais feroz de todas. Sufocamento por fumaça, ingestão forçada de chumbo derretido, Afogamentos e queimaduras em massa, que rompiam com os homens e mulheres, corriam o império com sangue. Em um único mês, 17.000 foram mortos. Na província do Egito, 144.000 cristãos professos morreram de violência no curso dessa perseguição, além de outros 700.000 que morreram como resultado de fadigas encontradas em banimento ou em obras públicas forçadas “. Sentinela 1951 1 de setembro p.

Esses homens, mulheres e crianças ofereceram suas vidas por Deus e é ilógico afirmar que esses primeiros mártires cristãos não eram dignos de serem considerados cristãos verdadeiros e, portanto, negavam o chamado celestial. Eles são mostrados grande desrespeito sendo considerados indignos e apóstatas simplesmente porque não se encaixa na teoria da Torre de Vigia de que apenas 144.000 vão para o céu.

Interpretação da Eisegese

O termo “pequeno rebanho de 144.000” nunca aparece na Bíblia

Conforme discutido na seção sobre o paraíso , a Bíblia mostra consistentemente que a esperança da ressurreição é uma esperança celestial para todos os cristãos. Em um esforço para fazer o número que vai para o céu parecer pequeno, a Torre de Vigia refere-se a uma classe celestial que é descrita como um “Pequeno Rebanho de 144.000”.

“Um aspecto desse segredo envolveu Jeová selecionando um pequeno rebanho de 144.000 humanos para ser associado ao seu Filho como parte da semente, para reinar com ele no céu.” Examinando as Escrituras Diário de 2007 p.117 28 de novembro.

Estes termos não aparecem juntos na Bíblia, e não há razão para acreditar que eles se referem ao mesmo grupo. No entanto, as publicações da Torre de Vigia agrupam “pequeno rebanho” e “144.000” juntos mais de 300 vezes nas últimas 5 décadas.

Os 144.000 (cento e quarenta e quatro mil) são descritos apenas duas vezes na Bíblia em Apocalipse 7 e 14, e o termo Rebanho Pequeno aparece apenas uma vez:

Lucas 12:32 “Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o teu Pai aprovou dar-te o reino.”

Agrupar esses termos e reivindicar que o céu será limitado a um pequeno rebanho resulta de uma abordagem doutrinária de eisegese, já que o contexto da Revelação e os evangelhos não contêm tais ligações arbitrárias. Como mostrado na Grande Multidão , as outras ovelhas (gentios) realmente se tornam parte do pequeno rebanho (judeus) e a grande multidão é um grupo celestial.

Celebração Comemorativa

Um dos resultados dessa doutrina é que a maioria das Testemunhas de Jeová não participa dos emblemas de pão e vinho em memória da morte de Jesus. Apenas os restos dos 144.000 são permitidos.

“Já que compartilhar o pão e o vinho passados ​​durante o Memorial envolve tudo isso, obviamente seria inapropriado para aqueles que têm uma esperança terrena de participar. Aqueles com uma esperança terrena discernem que eles mesmos não são membros ungidos do corpo de Cristo, nem estão no novo pacto que Jeová fez com aqueles que governarão com Jesus Cristo. Uma vez que “a taça” representa a nova aliança, somente os da nova aliança participam dos emblemas. Aqueles que anseiam pela vida eterna na perfeição humana na Terra, sob o Reino, não são batizados na morte de Jesus nem são chamados a governar com ele no céu. Se eles participarem dos emblemas, isso significaria algo que não é verdadeiro com relação a eles. Assim, eles não participam, embora compareçam ao Memorial como observadores respeitosos. “A Sentinela 2006, 15 de fevereiro, p. 24

Isto está em violação direta das palavras de Jesus, onde ele comanda a participação dos emblemas como uma aceitação importante para ele e a obtenção da vida eterna.

João 6: 53-57 “Assim, Jesus disse-lhes:” Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Aquele que se alimenta da minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu ressuscitá-lo-ei no último dia; porque minha carne é comida verdadeira, e meu sangue é bebida verdadeira. Aquele que se alimenta da minha carne e bebe meu sangue permanece em união comigo e eu em união com ele. Assim como o Pai vivo me enviou e eu vivo por causa do Pai, ele também me alimenta, até mesmo aquele viverá por minha causa. “

1 Coríntios 11: 25b-26 “Continue fazendo isso, quantas vezes você beber, em memória de mim. Para quantas vezes você comer este pão e beber este copo, você continua proclamando a morte do Senhor, até que ele chegue. “

Quando o chamado foi encerrado?

Russell dissera que todos os 144.000 haviam sido escolhidos em 1881 e apresentavam várias razões bíblicas para explicar o motivo.

“Lembre-se, também, que as Escrituras nos provaram de várias maneiras – pelos Ciclos do Jubileu, os 1335 dias de Daniel, as Dispensações Paralelas, etc. – que a” colheita “ou fim desta era deveria começar em outubro, 1874, e que a Grande Ceifeira deveria então estar presente, que sete anos depois – em outubro de 1881 – o “alto chamado” cessou, embora alguns fossem admitidos aos mesmos favores depois, sem uma chamada geral sendo feita, para preencha os lugares de alguns dos chamados que, ao serem testados, serão considerados indignos “. Teu reino vem p.362

“E os três anos e meio que se seguiram à primavera de 1878, que terminou em outubro de 1881, correspondem aos três anos e meio de continuação do favor a judeus individuais na última metade de sua septuagésima semana de favor. datilografar essa data – três anos e meio após a morte de Cristo – marcou o fim de todos os favorecimentos especiais aos judeus e o começo de favor aos gentios, por isso reconhecemos o ano de 1881 como o fim do especial favor aos gentios – o fim do “alto chamado”, ou convite às bênçãos peculiares a esta era – tornar-se co-herdeiros com Cristo e participantes da natureza divina “. O Tempo Está à Mão 1916 ed. p.235

Rutherford reciclou esse conceito e, sem nenhuma base bíblica, moveu o selamento dos 144.000 de 1881 a 1931.

“Deus tendo um tempo fixo para todo propósito (Eclesiastes 3: 1), seu tempo para dar às criaturas da terra a oportunidade de entrar na fila para uma recompensa celestial tem sido do dia 29 até, principalmente, em 1931, chamado de” dia da salvação “. ” Que Deus seja verdadeiro “ 1946 ed. p.

Embora Jeová tivesse chegado ao seu templo em 1918 e tivesse começado a julgar essa classe ungida, outros ainda devem ser trazidos, porque alguns foram considerados indignos e devem ser substituídos. As evidências mostram que isso continuou até especialmente em 1931, quando começou. um trabalho de reunir aqueles reconhecidos como “outras ovelhas” do Senhor Jesus Cristo “. Testemunhas de Jeová no propósito divino 1959 p.139

Isso foi posteriormente alterado para 1935.

“Por isso, especialmente depois de 1966, acreditava-se que o chamado celestial cessou em 1935.” Sentinela 2007 1 de maio p. 30

“A identificação deles em 1935 como a grande multidão de outras ovelhas foi uma indicação de que a escolha dos 144.000 estava praticamente completa”. Revelação, seu grande clímax agora à mão p.125

Nos últimos anos, aqueles que escolheram participar dos emblemas foram criticados por terem problemas emocionais.

“Com o passar dos anos, alguns, mesmo recém-batizados, começaram a participar. Em vários casos, depois de um tempo, eles reconheceram que isso era um erro. Alguns reconheceram que participaram como uma resposta emocional a uma tensão física ou mental. Mas eles vieram ver que eles realmente não foram chamados para a vida celestial. Eles pediram a compreensão misericordiosa de Deus. ” A Sentinela , 15 de agosto de 1996, p.31

Estes comentários são uma reminiscência das palavras de Jesus em Mateus 23:13:

“Ai de vós, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Encerreis o reino dos céus na face dos homens. Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que estão tentando”.

Em 2007, este ensino foi novamente alterado, com a admissão de que a Bíblia não dá uma data para quando o fechamento ocorreria.

“Com o passar do tempo, alguns cristãos batizados depois de 1935 tiveram testemunho de que eles têm a esperança celestial. Assim, não podemos estabelecer uma data específica para quando a esperança celestial termina.” Sentinela 2007 1 de maio p.31

Com o aumento do número de participantes, é apenas uma questão de tempo até que a Torre de Vigia seja forçada a reexaminar esta doutrina mais uma vez, possivelmente decidindo admitir que o número 144.000 não é literal, afinal.

Leia também:  Pré-tribulacionismo vs Pós-tribulacionismo: diferenças e semelhanças.

Deixe um comentário